quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Mensagem de Novembro do Governador

Rotary dedica o mês de Novembro à Rotary Foundation. Em 1917 o Presidente de Rotary International Arch Klumph, propôs a criação de um fundo de dotações tendo como objectivo “fazer o bem no mundo”. Iniciado com pequenos donativos só em 1928 atingiu a soma de US$5000 e passou a chamar-se Rotary Foundation, uma entidade do Rotary International.
A sua missão é ajudar os rotários a promover a boa vontade, a paz e compreensão mundial por meio de apoio a iniciativas de melhoria na área da saúde, da educação e do combate à pobreza. Sendo uma entidade sem fins lucrativos, não pode prescindir das contribuições de pessoas que acreditam no seu trabalho em prol de um mundo melhor.
São vários os programas por ela apoiados sendo o primeiro a ser criado o das Bolsas Educacionais cujo objectivo é fomentar relações amistosas entre os povos de diferentes países e regiões geográficas através do financiamento de estudos de graduação e pós-graduação, além de intercâmbios profissionais.
O IGE - Intercâmbio de Grupos de Estudos possibilita a empresários e profissionais entre 25 e 40 anos de idade participar de intercâmbios culturais e profissionais no exterior por período de quatro a seis semanas.
Os Subsídios Equivalentes apoiam projectos internacionais envolvendo clubes e distritos de dois ou mais países. Os Subsídios “Saúde, Fome e Humanidade” (3-H) financiam projectos de auto-ajuda e longa duração que utilizam abordagem integrativa para atender a questões humanitárias. O projecto Pólio Plus tendo como objectivo a erradicação da Pólio congregou um número significativo de instituições públicas e privadas destacando-se entre elas a Fundação Bill e Melinda Gates.
Para que todos estes projectos sejam apoiados é necessário uma Rotary Foundation forte. É por isso que os rotários de todo o mundo devem fazer doações a ela destinadas. Termino invocando Bill Gates que há pouco tempo afirmou: se tivermos a força e a determinação necessárias, conseguiremos eliminar a Pólio.
Aceitem um abraço do companheiro e amigo ao Vosso dispor,

Manuel Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário